Colégio Luterano Bilíngue Santíssima Trindade
Colégio Luterano Bilíngue Santíssima Trindade

ATRAVÉS DOS PAIS: DEUS NOS CUIDA

12 de Agosto de 2016

Blog Notícia

"Honra a teu pai e a tua mãe, para que vás bem e vivas muito tempo sobre a terra."
Numa sociedade cheia de problemas, perigos e desafios que vivemos no século XXI, gostaria de destacar a maneira simples, mas segura que Deus cuida de cada um de nós: através de nossos pais. Toda essa ideia, esse ensino está no quarto mandamento mencionado acima. Vamos analisar por partes:
Quem são os PAIS? São todos aqueles que estão acima de nós no lar, na escola, na igreja, no emprego e no estado. Em outras palavras nossos pais são aqueles que nos geraram, que nos cuidaram (alimentação, casa, estudo, amor, ), o nosso Guia espiritual na Igreja, nossos professores, governantes, etc. Enfim, são pessoas a quem Deus colocou acima de nós .
O que é dar HONRA? É simplesmente “dar crédito, estimar, respeitar, acatar”. Enfim, é saber que Deus colocou os pais em seu lugar no mundo e eles estão aqui para nos cuidar, orientar, questionar, conduzir a um caminho seguro nesse mundo. “Ah, se tivesse ouvido meus pais, não estaria nesse lugar”, disse um presidiário em certa ocasião.
Diante do exposto, temos uma PROMESSA maravilhosa: para que vás bem e vivas muito tempo sobre a terra. Isso mesmo. Observando cuidadosamente no dia a dia podemos confirmar essa promessa. Olhando para pessoas de referências éticas em nosso meio, estão neles ocultos os seus pais. Ou então, quantas vezes ouvimos confissões como essas em celebrações, formaturas, homenagens: Tudo o que sou, tenho, a minha carreira profissional, a minha maneira de ser aprendi com meus pais, professores, líderes espirituais. Devo tudo a eles.
Não poderíamos deixar de mencionar o que o próprio Deus diz, “Essas pessoas são como árvores, que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo.” Salmo 1.3
No meio de tantos desafios que cada um de possui, como é bom ouvir, dar credito, aprender com os nossos pais. Isso não é apenas para crianças e jovens. Os adultos precisam ouvir mais seus pais, por que seus desafios são mais complexos. Afinal, essa é a maneira carinhosa de Deus cuidar a cada um de nós enquanto estamos nesse mundo.

O Reformador Martinho Lutero confirma tudo isso: "A Deus, aos Pais e aos Mestres nunca vamos agradecer suficientemente."

Pastor Ildo Reisner
Igreja Evangélica Luterana do Brasil - IELB
Capelão do Colégio Luterano Santíssima Trindade - Ouro
Programa Cinco Minutos com Jesus

Outras notícias

Precisa de ajuda?